Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Promovido encontro dos NEABIs do IFTM na reitoria

Promovido encontro dos NEABIs do IFTM na reitoria

Reunião ocorreu no dia 18 de setembro e contou com a participação de todos os campi

• Por IFTM Reitoria
  • Publicado em 21/09/2018 às 11:00
  • Última modificação 21/09/2018 às 11:57
Presidentes dos NEABIs participam de encontro na reitoria do IFTM
Crédito: Diretoria de Comunicação Social e Eventos do IFTM

Encontro dos Núcleos de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (NEABIs) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro (IFTM) ocorreu no dia 18 de setembro na reitoria e contou com a participação dos presidentes dos Núcleos de todos os campi da instituição.

Essa ação da Pró-reitoria de Ensino objetivou fortalecer a atuação dos NEABIs, possibilitando uma maior aproximação e troca de experiência entre eles, rumo ao estabelecimento de um plano de ação para o próximo ano.

A pró-reitora de Ensino do IFTM, Prof.ª. Drª. Danielle Freire Paoloni, reforçou a importância desse espaço dialógico no âmbito institucional, a fim de estimular e promover ações de ensino, pesquisa e extensão orientadas à temática das identidades e relações étnico-raciais, especialmente quanto às populações afrodescendentes e indígenas. O pró-reitor de Extensão do IFTM, Prof. Dr. Ronaldo Ananias Ferreira, abriu o encontro contextualizando a história do Núcleo e também destacou sua relevância na instituição.

Na oportunidade também foi apresentada a nova assessora de Ações Inclusivas do IFTM, a pedagoga Rutiléia Maria de Lima Portes, que esteve à frente da condução da reunião e será a responsável pela articulação da atuação dos NEABis.

Para o presidente do NEABI Campus Uberaba, Gleisson Marques Gonçalves Costa, o encontro, esperado por todos há algum tempo, foi muito relevante ao possibilitar a troca de experiências entre os presidentes dos Núcleos. Também destacou o papel dos NEABIs enquanto uma área de apoio ao setor pedagógico da instituição. Finalizou enfatizando a necessidade de constante capacitação de toda a comunidade interna e externa quanto às temáticas abordadas e tratadas pelos Núcleos com vistas à construção de uma sociedade mais justa e igualitária para todos.