Você está aqui: Página inicial > IFTM Campus Uberlândia Centro > Últimas Notícias > Abertura do V Simpósio de Pós-Graduação marca interação entre campi do IFTM

Abertura do V Simpósio de Pós-Graduação marca interação entre campi do IFTM

Evento teve início nesta terça-feira (25) e segue até sábado em diferentes unidades do Instituto

• Por IFTM Campus Uberlândia Centro
  • Publicado em 26/09/2018 às 00:00
  • Última modificação 26/09/2018 às 12:18
Mesa-redonda no primeiro dia do Simpós discutiu o impacto da pós-graduação no mercado de trabalho
Crédito: Guilherme Brasil IFTM Udicentro

A abertura do V Simpósio de Pós-Graduação (Simpós), do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro (IFTM), aconteceu no Campus Uberlândia Centro, mas marca o início de um evento que vai movimentar e integrar diversos outros campi do Instituto até sábado (29). A solenidade de abertura, nesta terça-feira (25), foi transmitida pela internet e contou com a participação do pró-reitor de pesquisa do IFTM, Eurípedes Ronaldo Ananias Pereira, e dos diretores-gerais do Campus Uberlândia Centro e Campus Uberlândia, Gustavo Prado e Ednaldo Coutinho, respectivamente.

Durante a abertura, o pró-reitor destacou que a quinta edição do Simpós marca a evolução do IFTM em dez anos de existência na área de pós-graduação. No início, segundo o pró-reitor, o Instituto contava com apenas dois cursos de lato sensu, e hoje já são oito, além de quatro mestrados em áreas estratégicas para a Instituição. Eurípedes Ronaldo destacou a importância da integração dos campi na realização do Simpós.
“Essa troca é fundamental, porque hoje, na sociedade da inteligência do conhecimento, a informação é componente estratégico em todas as ações que são desenvolvidas em uma instituição de ensino, pesquisa e extensão. O IFTM abrange campi e regiões com características bem próprias. É um instituto que traz uma diversidade sócio-histórico-econômico-cultural muito rica e é justamente nessas oportunidades em que há uma troca de conhecimentos, opiniões, pareceres. Um fortalece o outro no sentido da consolidação da pesquisa no Instituto”, afirma.

Para o diretor-geral do Campus Uberlândia Centro, Gustavo Prado, outro ponto positivo do Simpósio é a relação que se estabelece entre mercado e academia. O tema do evento este ano é “Empreendedorismo e Inovação” e a programação conta com a participação tanto de pesquisadores, quanto de profissionais do mercado. “Cada vez mais a tendência do mercado é se aproximar da academia, até porque as competências do mercado não estão só nas questões da academia e vice-versa. O investimento em pesquisa é uma maneira de atender o que o mercado necessita”, avalia.

Já o diretor-geral do Campus Uberlândia, Ednaldo Coutinho, destacou a importância desse evento para o futuro dos estudantes do IFTM. “O Simpós marca um novo despertar para encruzilhadas e cenários que os alunos vão encontrar quando terminarem seus nossos cursos no Instituto. Esse evento também incentiva os próprios professores dos programas a estarem montando projetos de pesquisas”.

Após a abertura do Simpós, aconteceu uma mesa-redonda no auditório do Campus Uberlândia Centro, com o tema “O impacto da pós-graduação no mercado de trabalho na perspectiva da Inovação e Empreendedorismo”, que teve participação de professores do IFTM e profissionais do mercado. No Campus Uberaba, simultaneamente, ocorria a palestra “Gestão Ambiental e Sustentabilidade Socioeconômica”.

Até sábado, a programação do Simpós conta com apresentações de trabalho em áreas estratégicas dos Campi do IFTM, além de palestras e outros debates na área de pós-graduação, inovação e empreendedorismo. O evento prevê atividades nas cidades de Uberlândia e Uberaba, em diferentes unidades do Instituto. A programação completa do evento se encontra no site www.iftm.edu.br/simpos/2018.