Você está aqui: Página inicial > IFTM Campus Uberlândia Centro > Últimas Notícias > Estudantes do Campus fecham o mês com intervenção sobre o Setembro Amarelo

Estudantes do Campus fecham o mês com intervenção sobre o Setembro Amarelo

No último dia de aulas de setembro, foram feitas ações interativas de conscientização

• Por IFTM Campus Uberlândia Centro
  • Publicado em 03/10/2018 às 00:00
  • Última modificação 03/10/2018 às 10:04
Júlia Carolina foi uma das organizadoras da atividade e recitou, junto com outros colegas, um poema
Crédito: Guilherme Brasil IFTM

O mês de setembro terminou com uma importante mensagem dos estudantes do Campus Uberlândia Centro. Na última sexta-feira (28/09), um grupo de alunos fez uma intervenção para celebrar o Setembro Amarelo, campanha nacional de prevenção ao suicídio. Para chamar a atenção dos colegas para essa questão, os estudantes colaram mensagens motivadoras em todos os escaninhos de alunos e disponibilizaram, no segundo andar do Campus, uma caixa na qual os interessados poderiam contar anonimamente seus problemas.

Outra intervenção importante na celebração do Setembro Amarelo foi um poema criado e recitado pelos alunos que abordou a temática. O texto foi lido por um grupo de estudantes, durante o intervalo de aulas. Também foi cantada, por duas alunas do curso técnico, a música Maremoto, da banda Supercombo.

Júlia Caroline Dias, estudante do 2º ano do curso de Computação Gráfica, foi uma das organizadoras das intervenções. “A gente queria fazer algo que fosse conscientizar as pessoas, mas que não fosse algo chato e monótono. Nosso objetivo é atingir os alunos de forma mais interativa. Não sabemos como as pessoas vão receber essas mensagens, mas eu conheço muitas pessoas na escola, tenho muito afeto e nossa intenção é ajudar quem estiver vivendo um problema. Nossa intenção é mostrar que há pessoas que se importam de verdade”, explica a estudante.

A atividade foi coordenada pela professora Werusca Marques Virote de Sousa Pinto. As mensagens recolhidas anonimamente serão avaliadas e devem motivar a criação de um projeto de pesquisa sobre a temática no Campus Uberlândia Centro.

Sobre o Setembro Amarelo

O Setembro Amarelo é uma campanha brasileira de prevenção ao suicídio, iniciada em 2015. É uma iniciativa do Centro de Valorização da Vida (CVV), do Conselho Federal de Medicina (CFM) e da Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP). O mês de setembro foi escolhido para a campanha porque, desde 2003, o dia 10 de setembro é o Dia Mundial de Prevenção do Suicídio, por iniciativa da International Association for Suicide Prevention. A ideia é promover eventos que abram espaço para debates sobre suicídio e divulgar o tema alertando a população sobre a importância de sua discussão.

Segundo dados do Ministério da Saúde, 17% dos brasileiros já pensaram em suicídio e a cada 45 minutos um brasileiro tira a própria vida. Cerca de 90% desses casos poderiam ser evitados com a ajuda psicológica e/ou psiquiátrica. Para tentar reverter esse quadro, o Centro de Valorização da Vida disponibilizou o número 188 para receber ligações gratuitas de todos os estados do Brasil, 24 horas por dia. O objetivo é apoiar pessoas em momentos de crise e com intenções suicidas.