Você está aqui: Página inicial > IFTM Campus Uberlândia Centro > Últimas Notícias > Campus Uberlândia Centro prepara programação recheada na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

Evento acontece entre os dias 15 e 19 de outubro e a programação da unidade inclui atividades diversas

• Por IFTM Campus Uberlândia Centro
  • Publicado em 05/10/2018 às 00:00
  • Última modificação 09/10/2018 às 08:38
 Semana acontece entre os dias 15 e 19 de outubro
Crédito: Divulgação

O Campus Uberlândia Centro, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro (IFTM), está preparando uma programação bastante completa para a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2018 (SNCT), que será realizada entre os dias 15 e 19 de outubro. O tema da Semana este ano é "Ciência para a Redução das Desigualdades" e a programação desenvolvida no Campus vai trazer atividades como oficinas, palestras, minicursos, além de eventos especiais, como a 4ª Mostra de Trabalhos, a 4ª Maratona de Programação, a 7ª Feira de Novos Produtos e o Brinde à Ciência.

A programação do evento ainda não está finalizada, mas um dos destaques da SNCT este ano está garantido na palestra de abertura. A professora de Libras da Universidade Federal de Mato Grosso, Silvia Saraiva de França Calixto, vai abordar justamente o tema da Semana em sua fala, falando sobre Ciência para a Redução das Desigualdades. A palestra será ministrada na Língua Brasileira de Sinais (Libras) e será traduzida para o público presente pela tradutora de Libras do Campus Udicentro, Kátia Souza.

Ao longo da Semana, será oferecida também uma variada gama de atividades, com as temáticas das mais variadas. No dia 18, por exemplo, o Prof. Dr. Vaston Gonçalves da Costa, da Universidade Federal de Goiás, vai apresentar o Projeto IFISI, que oferece treinamentos educacionais para crianças carentes, baseados em ferramentas tecnológicas e inovadoras. Entre as oficinas, os interessados poderão escolher desde uma oficina de desenho ou fotografia, até uma oficina de esgrima medieval. E também está prevista uma ação solidária, por meio de uma gincana de arrecadação de leite, que será doado para um asilo.

Vale destacar ainda os eventos integrados à SNCT, que são a 4ª Maratona de Programação, a 4ª Mostra de Trabalhos, a 7ª Feira de Novos Produtos e o Brinde à Ciência. Esse último foi inspirado no Pint of Sciece, evento mundial que leva pesquisadores para bares e restaurantes, onde os estudiosos explicam para o público os seus trabalhos em linguagem acessível. O Brinde da SNCT vai acontecer no Restaurante Terra Brasilis, no dia 19 de outubro, das 19 às 22 horas, e a inscrição de trabalhos está aberta até o dia 15 de outubro. Na ocasião, também vai acontecer a cerimônia de premiação da Maratona de Programação, da Feira de Novos Produtos e da Mostra de Trabalhos.

Outro evento que promete revelar muitas ideias inovadoras é a 7ª Feira de Novos Produtos, que acontece no dia 16. Esse evento vai premiar as melhores ideias de negócios, produtos e serviços desenvolvidas pelos alunos das diferentes áreas do conhecimento. As apresentações serão divididas em quatro categorias: inovação em produto, inovação em processo, inovação em marketing e inovação organizacional. Os primeiros colocados vão receber um prêmio de R$300. As inscrições para essa atividade estão abertas e vão até o dia 12 de outubro.

Programação e inscrição

Nos próximos dias, a programação da SNCT no Campus Uberlândia Centro ainda será modificada, com a inclusão de novas atividades. Algumas ações, contudo, já estão com inscrições abertas para quem deseja apresentar seus trabalhos. Segue a lista abaixo:

·         4ª Mostra de Trabalhos: inscrições até o dia 05 de outubro, no site http://200.131.117.11/sites/mostra2018/index.html. As formas de apresentação para a Mostra são divididas em três modalidades: Ensino, Extensão e Pesquisa.

·         Brinde à Ciência: inscrições abertas até o dia 15 de outubro para quem quer apresentar seu trabalho. Serão selecionados quatro trabalhos, sendo um trabalho de cada área (educação, básica, computação e gestão). Podem participar servidores que desenvolveram projetos de mestrado ou doutorado. Inscrições no link https://goo.gl/7SJoLR

·         7ª Feira de Novos Produtos: as inscrições (pré-cadastro) podem ser realizadas individualmente e/ou em grupo, destacando-se o líder de cada grupo e o professor orientador. O período para pré-cadastro encerra-se às 23h:59m do dia 12/10/18. O link para inscrição é https://goo.gl/Ciw8vM.

·         As inscrições para participação nas oficinas, palestras e demais atividades da SNCT podem ser feitas pelo link  https://bit.ly/2DOr4j5, na plataforma Even.

Sobre a Semana

A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia é coordenada pelo Ministério de Ciência e Tecnologia e tem como objetivo aproximar a Ciência e a Tecnologia da população. Neste ano acontece a 15ª edição do evento com o tema: "Ciência para a Redução das Desigualdades". A escolha baseia-se na Agenda 2030, estabelecida pela Organização das Nações Unidas (ONU), e seus 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável - ODS, em particular o ODS 10 - Redução das Desigualdades.

O tema deste ano permite trazer à tona o debate acerca da contribuição das Ciências Sociais e Humanas para a redução das desigualdades no Brasil. Fomentar os usos sociais da ciência e da tecnologia permitirá ampliar as possibilidades de se combater a desigualdade social por meio da popularização e da divulgação da ciência e da tecnologia.