Você está aqui: Página inicial > IFTM Campus Avançado Uberaba Parque Tecnológico > Últimas Notícias > Alunos do Campus Avançado Uberaba Parque Tecnológico estão classificados para etapa nacional do Torneio Juvenil de Robótica

Etapa mineira foi realizada nos dias 19 e 20 de outubro no IFTM Campus Patrocínio

• Por IFTM Campus Avançado Uberaba Parque Tecnológico
  • Publicado em 25/10/2018 às 00:00
  • Última modificação 25/10/2018 às 14:49
Alunos participantes do Torneio Juvenil de Robótica
Crédito: Gustavo Finholdt

Todas as equipes do Campus Avançado Uberaba Parque Tecnológico que participaram da etapa mineira do Torneio Juvenil de Robótica foram premiadas e obtiveram classificação para a etapa nacional que será realizada em João Pessoa, Paraíba, de 30 de novembro a 02 de dezembro.

O Campus contou com cinco equipes, quatro formadas por alunos do curso técnico em Eletrônica integrado ao ensino médio e uma formada por alunos do curso de graduação em Engenharia da Computação. As equipes participaram de três modalidades. Em “Resgate no plano”, ficaram com 1°, 2° e 3° lugares no nível 3 (ensino médio) e 1° lugar no nível 4 (graduação). Na modalidade “Resgate de alto risco” tiveram o mesmo resultado. E, na modalidade “Cabo de Guerra”, onde somente a equipe da Engenharia da Computação participou, ficaram com a primeira colocação.

O torneio não teve um número significativo de participantes, mas apesar do baixo número de concorrentes na fase estadual, as equipes tinham que obter uma boa pontuação para conseguir as vagas para a etapa nacional. Segundo o professor Gustavo Finholdt, tutor das equipes, os alunos só não obtiveram pontuação máxima nessa etapa porque parte do equipamento – garra robótica – não ficou pronto. Assim as equipes não conseguiram cumprir todas as tarefas propostas. Para etapa nacional o equipamento estará completo, deixando as equipes com grande chance de conquistar bons resultados e até medalhas.

Sobre o Torneio

O torneio Juvenil de Robótica é um dos maiores eventos gratuitos de abrangência nacional para difusão da robótica no ambiente escolar da educação básica até a educação superior.

A competição patrocinada pelo evento tem inúmeros desafios, planejados para o estudo e desenvolvimento da robótica para robôs autônomos à disposição para aqueles que queiram participar.

Todos os desafios vêm acompanhados de cadernos de apoio publicados no site do evento, onde são apresentadas as características básicas do problema, orientações pedagógicas para a preparação dos alunos e as características do desenrolar da competição. Além disso, o evento oferece material na Escola Pública de Robótica e links para inúmeros artigos científicos que tratam dos desafios do torneio e sua aplicação em sala de aula, transformando o evento numa escola e robótica de domínio público acessível tanto à distância quanto efetiva durante as competições e palestras presenciais.

Durante o ano são realizadas as etapas estaduais do torneio e as equipes situadas nos primeiros lugares, por nível e modalidade, são classificadas para disputar a final nacional.