Ir direto para menu de acessibilidade.
Você está aqui: Página inicial > IFTM Campus Uberlândia Centro > Últimas Notícias > Workshop colocou a tecnologia e mídias educacionais em pauta no Campus Uberlândia Centro
Início do conteúdo da página
Notícias

Workshop colocou a tecnologia e mídias educacionais em pauta no Campus Uberlândia Centro

Estudioso José Moran foi a grande atração no evento, que mobilizou professores e estudantes

  • Por IFTM Campus Uberlândia Centro
  • Publicado em 22/10/2018 às 00:00
  • Última modificação 27/10/2018 às 12:26
José Moran falou para um público de professores, servidores e estudantes
José Moran falou para um público de professores, servidores e estudantes
Crédito: Guilherme Brasil IFTM Udicentro

O sábado (20), no Campus Uberlândia Centro, foi bastante movimentado para um grupo de professores, servidores e alunos. Eles acompanharam a realização do III Workshop Tecnologias, Linguagens e Mídias na Educação. O evento contou com a discussão de trabalhos em diversas temáticas e também com uma palestra do renomado estudioso José Moran, especialista em tecnologias da educação e educação a distância.

Na manhã de sábado, ele ministrou a palestra "Transformando a Educação com Metodologias Ativas e Modelos Híbridos" e ressaltou a importância de repensar a sala de aula.

“É importante ver como usar tudo isso para transformar a educação e as pessoas. É preciso aprender de uma forma mais ativa, colaborativa e usar os recursos para que possamos aprender em qualquer lugar, não só na sala de aula. Temos que fazer com que a sala de aula seja um lugar interessante, não só para ouvir o professor, mas para ouvir o aluno. A sala de aula deve ser um espaço de encontro, onde outras aprendizagens vão acontecendo em outros tempos, momentos e espaços”, afirma José Moran, que é doutor e professor aposentado da USP e trabalha com projetos de mudança na educação presencial e online, focados em metodologias ativas, valores, criatividade e tecnologias móveis.

Para a professora do Campus Uberlândia Centro, Gyzely Suely Lima, a participação de Moran é um incentivo para o trabalho desenvolvido no Instituto. "Ter o professor José Moran é uma forma de nos revigorar enquanto professores para enterdermos que o caminho é de uma reconstrução da concepção de educação, desconstruindo a questão da educação tradicional. Termos a fala dele é uma forma de fortalecer e consolidar o trabalho que vem sendo feito no Instituto no sentido de metodologias ativas, de colocar o aluno como participante na construção do conhecimento. O professor não repassa conhecimento, ele vai mediar e construir", afirma a professora.

Luiza Helena Silva e Alves é aluna do mestrado em Educação Tecnológica do IFTM de Uberaba e esteve em Uberlândia apenas para acompanhar a palestra de Moran. "Eu fiz durante três anos um curso de implantação e gestão de EAD pela universidade aberta do Brasil e a maioria do material de estudo foi elaborado pelo José Moran. O que me incentivou muito foi essa prática entre a tecnologia e a aprendizagem", avalia Luiza.

O Workshop reuniu pesquisadores, estudantes de graduação e pós-graduação de Uberlândia e região para discutir e apresentar artigos relacionados a diversas temáticas. Os participantes foram divididos em oito Grupos de Trabalho (GT): Interface entre Comunicação e Educação em processos midiáticos; O uso das tecnologias nos processos educacionais; A tecnologia e suas possibilidades educacionais - diminuindo distâncias e otimizando o tempo; Cultura Maker; Produção Colaborativa de Textos Digitais; Produção de Material digital; e Tecnologias digitais e avaliação da aprendizagem: possibilidades.



Assunto(s):
Fim do conteúdo da página