Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Conif participa do lançamento do programa Future-se

Conif participa do lançamento do programa Future-se

Evento ocorreu em 17 de julho na sede do Inep em Brasília

• Por IFTM Reitoria
  • Publicado em 18/07/2019 às 14:00
  • Última modificação 18/07/2019 às 14:29
Conif participa do lançamento do programa Future-se
Crédito: Assessoria de Comunicação do Conif

Nesta quarta-feira, 17/7, o vice-presidente de Assuntos Acadêmicos do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif), Flávio Luís Barbosa Nunes, participou do lançamento do Future-se – programa que busca o fortalecimento da autonomia financeira das universidades e institutos federais, por meio do fomento à captação de recursos próprios e da autorização para contratualização com uma Organização Social (OS). O evento, que contou com a presença de outros dirigentes da Rede Federal, ocorreu na sede do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), em Brasília.

O programa, apresentado pelo ministro da Educação, Abraham Weintraub, e detalhado pelo secretário de Educação Superior (SESu), Arnaldo Lima, é baseado em três eixos: Gestão, Governança e Empreendedorismo; Pesquisa e Inovação e Internacionalização. O MEC colocará a iniciativa em consulta pública até 7 de agosto de 2019. “O Future-se representa o início de um diálogo entre a pasta e a sociedade e um marco se quisermos mudar e avançar na área educacional do País”, afirmou Weintraub.

Para o representante do Conselho, o projeto pode atender algumas demandas da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica no que diz respeito à ampliação da estrutura dos Polos de Inovação já existentes, dentre outras questões, entretanto, os próximos passos serão de análise para conhecimento e entendimento do que está sendo proposto. “Vamos discutir a iniciativa com a nossa comunidade e também no Pleno do Conif para saber se não trará prejuízos à autonomia de nossas instituições”, disse Flávio Nunes, reitor do Instituto Federal Sul-rio-grandense (IFSul).

Dentre as alternativas para aumentar a eficiência e estimular a inovação da educação superior pública, o MEC sugere outras fontes de recursos, destacadamente a criação de um fundo de investimentos para financiar ações no setor educacional. “A exposição foi genérica. Precisamos compreender de que forma essa fonte de capital funcionará. Isso, com certeza, norteará muitos dos nossos debates. A equipe do MEC reiterou que, no projeto, não há proposta de cobrança de mensalidades nem de mudança do Regime Jurídico das instituições”, complementou.

Casos de sucesso – Na apresentação do programa Future-se, o Instituto Federal do Sul de Minas Gerais (IFSULDEMINAS) foi destaque no tópico destinado aos Casos de Sucesso das instituições federais de ensino.

Saiba mais sobre o programa Future-se. Acesse também o site do MEC

Fonte: http://portal.conif.org.br/br/component/content/article/84-ultimas-noticias/2832-conif-participa-do-lancamento-do-programa-future-se?Itemid=609